A Direção do Sindijus-PR se reuniu na tarde desta terça-feira (23) com o deputado federal Aliel Machado, vice-líder da oposição na Câmara, para tratar do andamento das Propostas de Emendas Constitucionais nº 32, da Reforma Administrativa, e a nº 186, a PEC Emergencial. As duas propostas trazem novos ataques aos direitos dos servidores públicos.
Aliel relatou forte pressão do governo federal pela aprovação das medidas. O parlamentar disse que é necessária união dos lideres parlamentares juntos aos movimentos sociais e sindicais para trabalhar na resistência às duas medidas.
"Neste momento, a forma mais eficiente é articular com parlamentares de cada estado, já que esse momento de excepcionalidade tem prejudicado o debate sobre as propostas, com a maioria das sessões sendo realizadas online", destacou o parlamentar. "É preciso unificar as ações", reforçou.
Desde o início do ano, os deputados têm enfrentado pressão também de prefeitos, para que as medidas sejam aprovadas. "O cenário está favorável à base governista, que se sente confortável para encaminhar as propostas sem o mínimo debate com a sociedade", afirma o diretor do Sindijus-PR Leandro Fonseca.
Nos bastidores, Aliel conta que há ainda a possibilidade de o governo buscar a unificação da proposta do Pacto Federativo com o auxílio emergencial, "uma manobra do Executivo para forçar a aprovação".