Os diretores do Sindijus-PR David Machado e Orlando Santos participaram na tarde desta sexta-feira (29) de reunião virtual da Comissão do TJPR que avalia novos formatos da Indenização de Transporte de oficiais de Justiça e técnicos cumpridores de mandados.
Orlando explica que a reunião foi para que o TJPR conhecesse a realidade dos servidores no dia a dia. Ele ressaltou que os valores estão defasados, e que o Sindijus-PR vai querer a reposição da inflação imediata assim que o índice oficial for divulgado.
O Sindicato ainda vai requerer que o TJPR aplique um valor com base nos seguidos aumentos dos combustíveis, que corroeram a indenização dos servidores. “A média dos aumentos quase alcançam 50%, tornando a indenização defasada. Isso sem levar em consideração os demais desgastes dos veículos particulares dos oficiais de Justiça”, destaca Orlando.
Não houve discussão de nenhum modelo especifico de substituição da atual indenização de transporte, a comissão busca avaliar propostas. O Sindijus-PR entende que o novo modelo precisa ser elaborado com a participação efetiva dos servidores.
Os representantes dos servidores ressaltaram que há pedidos protocolados pelo Sindicato para disparo de gatilhos quando os aumentos de combustíveis atingirem determinado índice, e para que o TJPR avalie o estudo elaborado pelo economista do Sindicato que prevê todos os custos decorrentes da utilização de veículos próprios para exercer a atividade.
A secretária-Geral, Mariana Brandão, preside a comissão que é formada ainda por representantes dos servidores e dos departamentos do Tribunal.