Ontem à tarde (21), após o grande ato em defesa da data-base, que reuniu mais de 10 mil servidores públicos no Centro Cívico de Curitiba, a direção do Sindijus-PR foi recebida pelo juiz auxiliar do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Anderson Ricardo Fogaça, e pelo diretor do Departamento de Planejamento (Deplan), Vinicius Lopes, para saber a respeito da reposição.
Na ocasião, a diretora do Sindijus-PR, Carolina Nadolny, explicou a necessidade de que o direito dos servidores seja cumprido integralmente, bem como observou que a questão orçamentária do Tribunal não seria uma barreira. Por sua vez, o diretor do Deplan trouxe a preocupação da administração com a conjuntura nacional, em especial com a liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, que na última sexta-feira (17) decidiu que as alíquotas do ICMS dos combustíveis devem ser uniformes em todo o território nacional a partir de julho, além de uma série de medidas que devem ser observadas pelos Estados e pela Petrobrás, o que poderá diminuir a arrecadação dos Estados.
Entretanto, a direção do Sindijus-PR lembrou que, em uma reunião no mês de março com o juiz auxiliar da Presidência, Irajá Pigatto, o mesmo garantiu que a reposição dos servidores estava na previsão orçamentária, e que só aguardava o índice. Portanto, o Sindijus-PR defende a implantação imediata e integral do percentual com base na legislação.
Vinicius Lopes indicou que o Tribunal está analisando os possíveis impactos tanto da data-base quanto da Isonomia, antes de qualquer decisão referente à reposição, dentro do prazo legal de 31 de julho, que deve ser 180 dias antes do final do mandato do atual presidente.
A diretora Carolina Nadolny explicou que a Isonomia é uma pauta bem antiga dos servidores. “A lei já garantiu e agora precisamos avançar na regulamentação”, destacou.
O Sindijus-PR solicitou, em caráter de urgência, por meio do SEI 0075942-93.2022.8.16.6000, uma audiência com o presidente para tratar a respeito da reposição inflacionária deste ano, no percentual de 12,13%, correspondente à variação da inflação medida pelo IPCA nos doze meses – maio de 2021 à abril de 2022. Até o momento não houve resposta.
MOBILIZAÇÃOPara garantir mais esse direito dos servidores, o Sindijus-PR convoca a categoria a intensificar as ações de interação e união entre os trabalhadores do Poder Judiciário, em prol da Data-Base de 2022. A equipe de comunicação incentiva o envio de fotos com a frase “Data-Base Já” para o
WhatsApp da Comunicação (41) 99970-0366, além de que cada servidor faça a postagem em suas redes sociais, utilizando as frases #DataBaseJá #IsonomiaJá #JuntosSomosMaisFortes, e não esqueçam de marcar o Sindijus-PR (@sindijuspr – facebook e instagram e @Sindijuspr – twitter).
Caso queiram realizar a impressão do cartaz da campanha é só acessar o site do Sindicato, clicar na aba “Nossas lutas” e acessar “
Campanhas Atuais”, lá o servidor pode encontrar todos os materiais disponíveis. Portanto, vamos unir forças e cobrar o nosso direito à revisão anual. Participe! Sem luta não há vitória. Reaja! Valorizar o serviço público é valorizar a população!
#DataBaseJá #IsonomiaJá #JuntosSomosMaisFortes