O Técnico Judiciário, na função de Oficial de Justiça, Adriano Vottri Bellé lotado na comarca de Francisco Beltrão e sindicalizado ao Sindijus-PR, lançou recentemente o livro "Enfrentamento à corrupção no Mercosul".
A obra é resultado da dissertação de mestrado do servidor, que em 2021 concluiu o programa de Mestrado em Direito na Universidad de La Empresa (UDE), em Montevidéu, Uruguai. Publicada pela Editora Dialética, o livro faz uma extensa pesquisa teórica acerca de temas tangenciais – como a moral, a ética e a ética pública – para, então, abordar a problemática da corrupção no setor público a nível regional. Analisa, ainda, leis, iniciativas, agendas dos países do Mercosul no que toca a luta contra a corrupção. O recorte temporal proposto é o período entre 2015 (em que foi estabelecida a Agenda 2030, da ONU) e 2022.
BIOGRAFIA
Adriano Vottri Bellé é bacharel em Direito pela Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, especialista em Direito Processual Civil, Direito Público e Metodologias Ativas de Aprendizagem. Mestre em Direito e professor do Curso de Direito da Unipar, Campus de Francisco Beltrão.
É servidor do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) desde 2011, e desde 2013 exerce as funções de Oficial de Justiça na comarca de Francisco Beltrão. Foi instrutor da antiga ESEJE e atualmente faz parte da equipe do projeto "Transformar", voltado ao enfrentamento à violência contra a mulher (Unipar e Tribunal).